Exercício Preparatório de Força Isométrica Aumenta o Desempenho de Potência Muscular de Judocas em Testes Específicos e Não Específicos
Por Bruno Teobaldo Campos (Autor), Ytalo Mota Soares (Autor), Gustavo Ferreira Pedrosa (Autor), Christian Emmanuel Torres Cabido (Autor), Thiago Teixeira (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
A potência muscular é considerada um fator determinante para o sucesso dos golpes aplicados nas lutas de judô. A realização de exercícios de força de alta intensidade tem sido utilizada como estratégia para aumentar a potência muscular através de um mecanismo conhecido como potenciação pós-ativação. O objetivo do estudo foi verificar o efeito do agachamento em isometria em alta intensidade no desempenho de judocas. A amostra foi composta por oito judocas com 8 ± 2,0 anos de experiência de judô (22,3 ± 3,5 anos; 166,0 ± 6,0 cm; 65,4 ± 7,0 kg). Os indivíduos realizaram quatro dias de testes, uma para sessão de familiarização, uma para a situação controle e duas para sessões experimentais. Nas sessões experimentais foi testado o efeito do exercício de agachamento guiado em contração voluntária isométrica máxima (CVIM) no desempenho do Special Judo Fitness test (SJFT) e do salto vertical com contra movimento (SCM). Na sessão controle foi realizado apenas o SJFT. O teste T Student pareado foi utilizado para comparar o desempenho entre as diferentes situações. Após a execução da CVIM foi observado um aumento significativo no número de arremessos no teste SJFT (25,5±2,2 vs. 26,8±2,2 projeções) e na altura do SCM (31,0 ± 2,2 vs. 33,3±2,2 cm). Conclui-se que o protocolo de exercício CVIM realizado como atividade preparatória aumentou o desempenho de atletas de judô em teste específicos do Judô / SJFT e de SCM.