Resumo

"A aptidão física não é apenas uma das mais importan-tes chaves para um corpo saudável, ela é a base de uma atividade intelectual dinâmica e criadora. A relação entre a sanidade do corpo e as atividades da mente é sutil e complexa. Muito ainda não está bem cumpreendido. Mas nós devemos saber aquilo que os gregos já sabiam: que a inteligência e a perícia sdmente podem funcionar ao máximo de suas capacidades quando o corpo é saudável e forte; que espíritos intrépidos e mentes rijas usualmente habitam corpos sãos." 
JOHN F. KENNEDY 

A aptidão física tem sido freqüentemente mal definida em seu conteúdo. Por exemplo, para alguns significa simplesmente a ausência de doenças. Outros me-dem-na pelo grau de desenvolvimento muscular, pela agilidade ou proficiência em ginástica ou levantamento de pesos. Outros, ainda, incluem o equilíbrio psi-cológico como elemento essencial. Ora, sendo a aptidão física indispensável a uma vida produtiva e bem sucedida, sem dúvida merece uma definição concisa. Positivamente, um alto grau de aptidão física exige ausência de doenças, além de fôrça muscular e bem-estar psicológico. Mas os componentes mais importan-tes são as grandes funções: cardíaca, circulatória e respiratória, as quais, quando desenvolvidas adequadamente, propiciam a capacidade de resistir a esforços a longo prazo, aumentando a longevidade do indivíduo.

De acôrdo com modernas teorias, devidamente comprovadas, em especial no setor das Fôrças Armadas de vários países, podemos enunciar a seguinte conceituação do que seja a aptidão física ideal: "E o estado físico do indivíduo são, que apresenta um elevado grau de desenvolvimento de suas funções cardio-circulatória e respiratória, complementado por uma ade-quada fôrça muscular e flexibilidade articular, tudo den-tro de um perfeito equilíbrio psicológico."

Arquivo