Exercícios de Aperfeiçoamento Para Atacantes de Voleibol do Club Universidad Central do Equador. Validação Teórica
Por Alejandro Daniel Pérez Ayala (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 25, n 271, 2020.
Resumo
Introdução: O ataque é uma técnica fundamental do ponto de vista técnico-tático. O aprimoramento técnico-tático do ataque requer diversas estratégias onde a seleção de exercícios de aprimoramento poderia melhorar seu desempenho. Objetivo: Validar teoricamente um plano de exercícios por meio de consulta a especialistas para melhorar a eficácia no ataque de jogadores de voleibol universitários pertencentes ao clube de voleibol Universidade Central do Equador. Métodos: A pesquisa é do tipo descritivo-analítico de ordem correlativa, estudando o fenômeno por meio de consulta a especialistas (33 sujeitos) divididos em três grupos independentes. Passará por três fases: Diagnóstico Preliminar, Elaboração e Avaliação Teórica da proposta, permitindo estudar o conteúdo prospectivamente, bem como as possíveis melhorias que poderia haver no ataque da equipe de voleibol Universidade Central do Equador. Resultados: As médias obtidas na segunda avaliação foram superiores às da primeira avaliação, sendo significativamente diferentes em todos os casos. Para o caso dos critérios emitidos por cada grupo independente, a maioria não apresenta diferenças significativas "Objetividade" (p = 0,185), "Acessibilidade" (p = 0,081), "Progressão" (p = 0,589), "Variedade" (p = 0,724), “Integralidade” (p = 1,000), “Especialização” (p = 0,378) e “Especialização Progressiva” (p = 0,641), exceto para o indicador “Originalidade” (p = 0,043). Conclusões: Teoricamente, há uma melhora notável nos oito indicadores que avaliam a proposta de intervenção em favor do segundo desenho, além de um alto nível de concordância entre os especialistas quanto ao escopo e limitações da futura proposta de intervenção.
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