Resumo

Nas disciplinas de Atividades Rítmicas e Expressivas e Dança o aluno dos cursos de Educação Física têm a possibilidade de vivenciar a experiência intensiva (lúdica) na formação acadêmica dentro de um contexto diferente daquele constituído na prática esportiva, na qual o intensivo geralmente está em função do jogo competitivo. Nas práticas rítmicas e expressivas e nas práticas em dança também há alguma coisa em jogo, tal como diria Huizinga a respeito dos jogos. Esse algo em jogo, nestes casos, é aquele elemento intensivo que tem o poder de fascinar, excitar e envolver. Por ele se ascende à experiência artística e ao exercício lúdico da criação e da espontaneidade, que, por sua vez, alimentam os jogos rítmicos e expressivos e a produção em dança. Como estar atento a esse elemento intensivo nas avaliações dessas disciplinas, sabendo que tal elemento não se deixa apreender facilmente por registros quantitativos de avaliação? Tal questão ganha fôlego quando se considera a tendência bancária e tecnicista muitas vezes imposta sobre a formação acadêmica. De certo modo as disciplinas em pauta sentem o peso opressivo destas tendências quando se veem na necessidade de quantificar o desempenho de seus alunos, tendo, muitas vezes, que se submeter a diretrizes avaliativas restritas que pouco se preocupam com os processos, pois a eles só interessam os resultados na sua superfície mais formal e objetiva. Não obstante, os jogos rítmicos e expressivos e as práticas em dança fogem aos limites da objetividade, pois trazem como proposta o exercício da sensibilidade, da criatividade e da expressão corporal dentro do contexto da produção artística. Tal proposição interfere diretamente na avaliação do desempenho dos alunos nessas disciplinas, por isso, o objetivo deste trabalho foi mapear os dispositivos avaliativos constituídos nas disciplinas de Dança e Atividades Rítmicas e Expressivas dos cursos de Educação Física da Unesp de Rio Claro, realizadas no segundo semestre de 2013 e primeiro semestre de 2014 respectivamente. Descrevemos os modos através dos quais estivemos atentos à criatividade e à expressão nessas disciplinas. Tal descrição foi constituída a partir de um exercício discursivo tecido pelas impressões escritas dos próprios alunos (diários) acercas das vivências e estudos desenvolvidos durante o curso das referidas disciplinas. A partir deste exercício de escrita, demarcamos quatro dispositivos: 1. Exercícios de Escrita de Si; 2. Trabalhos Coletivos; 3. Monitorias em Dança; 4. Processo Criativo, montagem e apresentação artística. O funcionamento desses dispositivos tornou possível a valorização do processo efetivamente constituído nas disciplinas cursadas e com essa valorização o olhar avaliativo se concentrou sobre os elementos qualitativos (intensivos) que permeiam as aprendizagens vivenciadas, abrindo um campo de discussões acerca dos efeitos destes exercícios avaliativos no âmbito da formação acadêmica.

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