Exergames e funções executivas em crianças: uma breve revisão
Por Bruna Lethicia Jubé Moraes (Autor), Robson Conceição Silva (Autor), Váleria Pedrosa (Autor), Pedro Marques de Almeida (Autor), Juliana Macedo Miranda (Autor), Claudia Dias Leite (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
ntrodução: As funções executivas (FEs) consistem num conjunto de habilidades mentais responsáveis pela regulação comportamental constituídas pelo controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva e um dos agentes responsáveis por modular as FEs é o exercício físico. Os exergames (EXG) possibilitam que ações corporais reais sejam transformadas em movimentos virtuais e pode ser um novo recurso para estimular a modulação cognitiva. Objetivo: Investigar os efeitos do treinamento com exergames no desempenho cognitivo de crianças neurotípicas. Referencial teórico: A prática dos exergames pode influenciar o desenvolvimento das funções executivas por meio da aptidão cardiorrespiratória e da coordenação motora, uma vez que o exercício cardiorrespiratório promove maior circulação de hormônios responsáveis pela neogênese, angiogênese e plasticidade cerebral. Métodos: Caracteriza-se como uma breve revisão da literatura com buscas realizadas em abril de 2023 nas bases de dados eletrônicas MEDLINE/PUBMED, LILACS, SCIELO e COCHRANE. Foram utilizadas as seguintes combinações: “Executive function” AND “exergames”; “Inhibitory control” AND “Exergames”; “Working memory” AND “Exergames” AND “Cognitive flexibility” AND "Exergames"; “Função executiva” E "Exergames"; “Controle Inibitório” E “Exergames”; “Memória de trabalho” E "Exergames" e “Flexibilidade Cognitiva” E "Exergames" encontrados no título e no resumo de cada artigo. Os critérios de inclusão consistiram em selecionar: 1) artigos originais publicados entre 2000 e 2023; 2) estudos realizados com crianças neurotípicas; 3) artigos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol e 4) artigos disponibilizados na íntegra. Foram encontrados 262 e somente sete preencheram os critérios de elegibilidade. Observou-se que grande parte dos estudos com exergames tinham duração entre 30 e 60 minutos, com intensidade moderada, cujos principais jogos utilizados eram de dança e esporte. A maioria dos estudos mostrou melhora das funções executivas em crianças. Discussão: EXG pode potencializar os benefícios cognitivos, tanto de forma aguda quanto crônica, uma vez que essa intervenção envolve atividades de dupla tarefa. Conclusão: A utilização do exergames apresenta benefícios para o desenvolvimento das funções executivas em crianças.