Resumo

Este estudo de estado da arte se insere no campo da análise da produção nacional a nível de pós-graduação stricto sensu e teve como objetivos mapear e analisar a produção científica nacional – especificamente as dissertações de mestrado e as teses de doutorado – sobre a implementação dos exergames no contexto da Educação Especial. Para tal, foram realizadas buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, os maiores repositórios nacionais a nível de pós-graduação stricto sensu. Foram encontrados 94 trabalhos, mas após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionamos 2 trabalhos para compor o corpus desta pesquisa. Constatamos que o interesse pelo estudo dos exergames – sejam os comerciais ou os desenvolvidos considerando o campo em questão – no contexto da Educação Especial é recente e carece de mais investigações, tendo em vista as potenciais contribuições para a área da atividade motora adaptada. Consideramos que este pode se constituir como um relevante norteador para novas pesquisas, bem como subsidiar práticas educativas utilizando os exergames no âmbito da Educação Especial.