Exergames: Um Desafio - Educação Física na Era da Tecnologia
Por César Augusto Otero Vaghetti (Autor), Rosária Ilgenfritz Sperotto (Autor), Rafael Penna (Autor), Rodrigo Inácio de Castro (Autor), Silvia Silva da Costa Botelho (Autor).
Resumo
A cultura digital é uma realidade na sociedade atual, com capacidade para modificar profundamente a educação de crianças e jovens. Jogos digitais, computacionais e videogames estão sendo utilizados na educação, por facilitarem os processos de ensino e de aprendizagem. Recentemente na área da computação conhecida como Interação Homem Computador, foi desenvolvida uma nova classe de games, denominadaExergame. Devido à faculdade de utilização de tecnologias de emulação perceptiva e atuação, esses games possibilitam que a aprendizagem de novas habilidades seja tão proveitosa quanto a prática de exercício físico. Essa tecnologia representa um novo desafio ao ensino de Educação Física, tanto para os níveis escolar e superior. O jogo é o grande conteúdo da Educação Física e através dele é possível ensinar de forma lúdica os esportes, as lutas, as danças, as ginásticas e até mesmo ensinar o jogo com o próprio jogo. Exergames podem ser usados como ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino de Educação Física escolar. No ensino superior, eles podem auxiliar na visualização dos conteúdos de disciplinas como Fisiologia do Exercício, Biomecânica e Aprendizagem Motora, além de possibilitar a iniciação esportiva e o ensino de diferentes esportes.