Existe Conversão de Seguidores nas Redes Sociais dos Clubes com o Público Pagante e as Receitas em Bilheteria dos Clubes do Distrito Federal?
Por Marcus Vinicius Rodrigues (Autor), Robinson Barbosa Machado Junior (Autor), Alexandre Lima de Araújo Ribeiro (Autor).
Em 10ª Jornada Internacional Sobre Gestão do Esporte - GESPORTE.
Resumo
As estratégias de comunicação entre clubes de futebol e seus torcedores passa por um processo de evolução, bem como a diversificação de suas receitas. É necessário que os clubes de futebol promovam estratégias de captação, fidelização de torcedores e conversão em receitas. Por isso, o objetivo dessa pesquisa é compreender se existe conversão de seguidores em redes sociais com público pagante e receitas em bilheteria dos clubes de futebol da primeira divisão do Distrito Federal. Essa é uma pesquisa de caráter descritivo, documental e bibliográfica em que foram utilizadas as informações de público e receita dos clubes do Campeonato Brasiliense da Primeira Divisão de 2019 e o Instagram oficial de cada clube para obtenção de alcance em mídias digitais. Para relacionar as variáveis foi utilizado o cálculo de correlação de Pearson no software IBM SPSS. Obtivemos como resultado as correlações de 0,849 (p<0,01) para seguidores no Instagram e receita em bilheteria e 0,820 (p<0,01) para público e receita em bilheteria. Com os resultados dessa pesquisa pode-se constatar que quanto mais os clubes do Campeonato Brasiliense de 2019 tem seguidores em sua conta oficial de seu Instagram mais há conversão em público pagante e receitas em jogos como mandante. Nesse contexto, as mídias sociais podem ser meios para fidelização de torcedores e conversão em receitas para o clube, no entanto é preciso que as estratégias desenvolvidas nelas sejam assertivas e precisas nesse quesito.