Existe Marketing Esportivo Olímpico no Brasil? Considerações Sobre as Inter-Relações Cob e Governo Federal no Contexto Brasileiro.
Por Bárbara Schausteck de Almeida (Autor), Ricardo João Sonoda Nunes (Autor), Juliana Vlastuin (Autor).
Em I Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE
Resumo
Após a realização dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, fez-se inúmeros questionamentos sobre o financiamento do esporte no Brasil. Eventos multi-esportivos têm sido a evidência do fenômeno do esporte-espetáculo, porém, o financiamento dele no país parece ainda não ter se inserido no contexto mundial do marketing e gestão esportiva, em que se destacam o profissionalismo e os altos investimentos privados. Na tentativa dessa compreensão, o presente trabalho apresenta-se como proposta de estudo das fontes de recursos do Comitê Olímpico Brasileiro e sua forte relação com instâncias públicas sob o viés sociológico, o que poderá indicar algumas dessas respostas.