Existe uma temperatura ideal na água para as aulas de natação para bebês?
Por Bruna Freitas dos Santos (Autor), Bruna Freitas dos Santo (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
No ambiente aquático a perda de calor é 25 vezes maior quando comparada ao ambiente terrestre e, pensando em aulas de natação para bebês, este fenômeno pode influenciar na diminuição da temperatura corporal. Desta forma, é interessante investigações que favoreçam a compreensão sobre as variáveis que influenciam a manutenção da temperatura. Para responder as perguntas foram elaborados quatro experimentos, sendo eles: Experimento (1) - Utilização de roupas durante a estimulação aquática: os bebês foram avaliados em sessões de aulas distintas, com e sem a utilização das roupas e, as aferições da temperatura foram de forma auricular e corporal/roupa; experimento (2) - Diferentes dinâmicas de aula: as avaliações no bebês foram feitas em dois modelos distintos de aulas, classificado como atividades dinâmicas (D) e atividades paradas (P) seguindo as respectivas ordens de D/P/D e P/D/P, com a aferição de forma auricular; experimento (3) – Influencia da temperatura dos tutores: as temperaturas foram mensuradas em 5 momentos da aula, sendo auricular para os bebês e corporal para os tutores; e no experimento (4) – Influência da temperatura do ambiente: as avaliações das temperaturas foram realizadas em um ambiente com corrente de vento e em outro sem a corrente de vento. Ainda, todas as coletas foram realizadas em 5 momentos, sendo: fora da piscina, 5min após a entrada na água, após 15min, 25min e 35min de aula, em uma piscina aquecida a 30ºC. Com base nos resultados, pode-se concluir que: 1- apesar de não serem encontradas diferenças entre as condições com e sem o uso da roupa, a temperatura corporal com a sua utilização parece auxiliar na manutenção da temperatura até o fim da aula; 2- a alternância entre exercícios dinâmicos e parados podem ajudar a manter a temperatura corporal dos bebês mais elevada; 3- as análises de correlação indicaram que os tutores não parecem influenciar naturalmente a temperatura do bebê, para isso, alterar a submersão do tronco dos tutores na água, associados a estímulos que façam os bebês se movimentarem mais, podem ser estratégias que auxiliarão na manutenção corporal dos bebês e; 4- a escolha de ambientes que não apresentam correntes de vento parecem auxiliar os bebês a manterem a temperatura corporal mais elevada Por fim, os resultados também apontam que o tempo de permanência na água parece ser determinístico para a alteração da temperatura corporal dos grupos investigados