Resumo

No ambiente aquático a perda de calor é 25 vezes maior quando comparada ao ambiente terrestre e, pensando em aulas de natação para bebês, este fenômeno pode influenciar na diminuição da temperatura corporal. Desta forma, é interessante investigações que favoreçam a compreensão sobre as variáveis que influenciam a manutenção da temperatura. Para responder as perguntas foram elaborados quatro experimentos, sendo eles: Experimento (1) - Utilização de roupas durante a estimulação aquática: os bebês foram avaliados em sessões de aulas distintas, com e sem a utilização das roupas e, as aferições da temperatura foram de forma auricular e corporal/roupa; experimento (2) - Diferentes dinâmicas de aula: as avaliações no bebês foram feitas em dois modelos distintos de aulas, classificado como atividades dinâmicas (D) e atividades paradas (P) seguindo as respectivas ordens de D/P/D e P/D/P, com a aferição de forma auricular; experimento (3) – Influencia da temperatura dos tutores: as temperaturas foram mensuradas em 5 momentos da aula, sendo auricular para os bebês e corporal para os tutores; e no experimento (4) – Influência da temperatura do ambiente: as avaliações das temperaturas foram realizadas em um ambiente com corrente de vento e em outro sem a corrente de vento. Ainda, todas as coletas foram realizadas em 5 momentos, sendo: fora da piscina, 5min após a entrada na água, após 15min, 25min e 35min de aula, em uma piscina aquecida a 30ºC. Com base nos resultados, pode-se concluir que: 1- apesar de não serem encontradas diferenças entre as condições com e sem o uso da roupa, a temperatura corporal com a sua utilização parece auxiliar na manutenção da temperatura até o fim da aula; 2- a alternância entre exercícios dinâmicos e parados podem ajudar a manter a temperatura corporal dos bebês mais elevada; 3- as análises de correlação indicaram que os tutores não parecem influenciar naturalmente a temperatura do bebê, para isso, alterar a submersão do tronco dos tutores na água, associados a estímulos que façam os bebês se movimentarem mais, podem ser estratégias que auxiliarão na manutenção corporal dos bebês e; 4- a escolha de ambientes que não apresentam correntes de vento parecem auxiliar os bebês a manterem a temperatura corporal mais elevada Por fim, os resultados também apontam que o tempo de permanência na água parece ser determinístico para a alteração da temperatura corporal dos grupos investigados