Existem Diferenças nas Respostas Perceptuais Ao Treinamento de Força em Membros Superiores e Inferiores? Respostas Perceptuais em Membros Superiores e Inferiores
Por Alysson Enes (Autor), José V. M. Moiano Junior (Autor), Diogo Palumbo (Autor), Gustavo Oneda (Autor), Raul Osiecki (Autor), Daniel M. de Cristo Neto (Autor), Ragami Chaves Alves (Autor), Tácito P. de Souza-junior (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi comparar as respostas perceptuais ao treinamento de força em membros superiores e inferiores. Foram selecionadas 12 mulheres (idade = 23.8±5.1 anos; massa corporal = 60.1±8.2 kg; percentual de gordura = 23.5±4.7%) com experiência prévia em treinamento de força. Os sujeitos foram submetidos a realização de séries de 5 repetições com 40%, 60% e 80% de 1RM no Supino, Leg Press, Rosca Direta e Cadeira Extensora, em dias diferentes. Após realização de cada série, o esforço percebido foi coletado utilizando a escala OMNI-RES. Não foram encontradas diferenças significativas entre as intensidades impostas e entre as distintas naturezas biomecânicas dos exercícios, portanto, não há diferenças nas respostas perceptuais entre membros superiores e inferiores. Em adição, a escala OMNI-RES é eficiente ferramenta para controle de cargas fisiológicas (externas e internas) para membros superiores e inferiores em mulheres.