Expectativas de Estudantes Universitários Sobre a Disciplina Economia e Administração Esportiva
Por Cacilda Mendes dos Santos Amaral (Autor), Flávia da Cunha Bastos (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 3, n 2, 2018.
Resumo
Apesar da formação do Gestor do Esporte no Brasil não possuir normatização nem pressupostos acadêmicos, conhecimentos relativos à área têm sido desenvolvidos em disciplinas de cursos de graduação em Educação Física e Esporte, pois há o entendimento de que a atribuição relacionada à Gestão do Esporte está relacionada ao profissional de Educação Física. O Bacharelado em Educação Física ou em Esporte não é um curso específico para a formação do gestor, sua grade de disciplinas parece abrigar temas relevantes sobre gestão, ao menos no sentido de sensibilizar o graduando sobre o contexto da área na sua formação. No entanto, não se tem elementos para afirmar que essa disciplina atinge as expectativas dos alunos na formação profissional. O objetivo dessa pesquisa foi diagnosticar as expectativas dos alunos em relação ao conteúdo a ser desenvolvido e as estratégias de ensino que poderão ser empregadas numa disciplina voltada à Gestão do Esporte em um curso de Educação Física e Esporte. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso. O questionário utilizado teve como base os instrumentos aplicados em estudos similares e aproximações com a literatura