Resumo

Estudos sobre atividades de aventura vêm ganhando atenção na última década, estando presente na grade curricular de cursos de graduação em EF por seu papel plural ao dialogar com diversas áreas do conhecimento. O objetivo desse estudo é investigar expectativas e aprendizagens de universitários ao comparar impressões do antes e depois de uma vivência em atividades de aventura. Participaram 24 alunos, de ambos os sexos, os quais realizaram uma vivência proporcionada pela disciplina de atividades de aventura, composta por uma visita a um sítio, seguida de trilha e prática de SUP. De natureza descritiva e quali-quantitativa, esta pesquisa se constituiu por meio da análise de palavras-chaves, indicadas pelos alunos, representativas das expectativas com relação à vivência e ao que foi alcançado/aprendido após o término de todas as atividades (sendo três palavras antes e três após a vivência, por aluno). Os dados foram analisados por meio de elementos da Técnica de Análise de Conteúdo. Antes da vivência foram indicadas um total de 17 diferentes palavras-chaves, entre as mais citadas estão: diversão, aprendizado, novas experiências, conhecimento e aventura. Ao término surgiram 29 palavras, evidenciando uma diversidade de impressões e percepções na compreensão dos alunos. As mais citadas foram:diversão/alegria, superação, aprendizado, natureza/paisagem, cooperação/ integração, único/inesquecível, positividade, satisfação, paz/harmonia, liberdade, sustentabilidade. Compreende-se que, inicialmente, o termo diversão foi o mais expressivo entre as indicações, supondo expectativa em relação à vivência diferenciada, porém, no segundo momento, a recorrência deste termo se reduz pela metade, abrindo espaço para palavras que indiquem uma percepção mais refinada do que foi aprendido, destacando-se superação, cooperação e satisfação, sugerindo o desenvolvimento da percepção desses alunos em relação às atividades de aventura, com palavras que indicam desafios e trabalho em equipe. A falta de conhecimento e/ou contato com as modalidades de atividades de aventura em momento anterior limitava a percepção do que seria a vivência, entretanto, após o contato com as atividades, os universitários conseguiram perceber uma amplitude de emoções e aprendizagens, bem como as contribuições de tais atividades para o bem-estar geral do indivíduo