Resumo

A análise das expectativas dos consumidores é vital para melhor gerir a prestação do serviço. Mas é através da comparação entre as expectativas dos consumidores e a sua perceção do desempenho do serviço consumido que o gestor consegue perceber se está a produzir serviços alinhados com as necessidades e desejos dos seus consumidores. Nos Campos de Férias, a realidade não é diferente, especialmente considerando que estes eventos sofrem de uma procura sazonal e de uma elevada rotatividade de participantes (Alexandris & Kouthouris, 2005).contribuirá positivamente para a satisfação e intenções de comportamentais futuras destes consumidores (Alexandris & Kouthouris, 2005; Theodorakis et al., 2014). 5. Metodologia Os dados foram recolhidos em 226 encarregados de educação (N=164♀; N=80♂), com idades entre 31 e 79 anos (M=44,05±5,84 anos). Aplicaram-se dois questionários, um antes (expectativas) e outro depois (perceção do desempenho do serviço) da participação no evento. Utilizou-se o teste Shapiro-Wilk para aferir o pressuposto da normalidade, que não se verificou (p<0.05). Todavia, dada a elevada dimensão da amostra pode assumir-se o teorema do limite central, tornando apropriada a utilização de técnicas paramétricas (Marôco, 2021). Foi aplicado o T-Teste de medidas repetidas para verificar se existiam diferenças significativas entre as expectativas e as avaliações do desempenho. A confiabilidade dos construtos foi estimada através dos coeficientes α de Cronbach, e a significância estatística foi assumida para p<0.05.Objetivos O presente estudo visa analisar, as diferenças entre as expectativas dos encarregados de educação e a sua avaliação do desempenho do serviço, em campos de férias desportivos. 4. Revisão de literatura A popularidade e concorrência no mercado de Campos de Férias Desportivas, tem aumentado exponencialmente nos últimos anos (Lehto et al., 2020). Dado que sucesso destes eventos depende do retorno de consumidores satisfeitos (Alexandris & Kouthouris, 2005), parece ser essencial que os serviços estejam alinhados com as expectativas e preferências desses consumidores (Robinson, 2006). A análise das expectativas dos encarregados de educação e a sua comparação com a perceção do desempenho do serviço, permitirá a melhoria dos serviços e