Experiência e Formação dos Professores de Educação Física das Universidades de Portugal na Perspectiva Inclusiva
Por Soraya Dayanna Guimarães Santos (Autor), Neiza de Lourdes Frederico Fumes (Autor), José Pedro Ferreira (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 16, n 2, 2015.
Resumo
o estudo teve como objetivo analisar a experiência pedagógica e a formação dos docentes do curso de Educação Física das universidades portuguesas face ao processo de inclusão. A amostra foi constituída por 60 professores de nove Instituições de Ensino Superior de Portugal. O instrumento utilizado foi um questionário. Para análise recorremos à estatística descritiva. Constatamos que 61,7% dos professores afirmaram possuir algum tipo de formação em Educação Especial obtido ao longo da vida acadêmica; por outro lado, 70% dos docentes relataram não ter participado de formação continuada em Educação Especial. Averiguamos, também, que a maioria dos docentes
nunca teve a experiência de lecionar para alunos com deficiência. As reflexões a partir dos dados recolhidos têm intenção de contribuir para a formação do docente universitário seja mais sistematizada dialogando com outros estudos e com os desafios impostos pelas práticas, considerando a carência de pesquisas nessa temática.