Experiência emocional subjetiva em jogos motores em ambientes terrestres e aquáticos
Por Francisco Manuel Argudo-Iturriaga (Autor), Encarnação Ruiz-Lara (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 317, 2024.
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a intensidade da experiência emocional subjetiva por gênero ao participar de situações psicomotoras terrestres e aquáticas nas sessões de Educação Física no Ensino Fundamental. O desenho foi descritivo com pós-teste, com combinação de metodologia quantitativa e qualitativa, em um centro educacional. Os alunos foram escolhidos por meio de amostragem não probabilística por facilidade de acesso e intencionalidade, respeitando a ecologia na distribuição dos participantes em cada grupo-turma. A coleta de dados foi realizada por meio da Escala de Jogos e Emoções Infantis e da Tabela Pictórica de Avaliação do Esforço Infantil. Conclui-se que as emoções dominantes são positivas, que os alunos manifestam graficamente as suas emoções dominantes ligadas à associação de elementos da lógica interna e externa e que existe uma relação entre a informação escrita quantitativa e qualitativa, tanto verbal como graficamente.