Resumo

Introdução: O levantador desempenha função destacada no jogo de voleibol, considerando sua responsabilidade decisional na construção das ações ofensivas da equipe. A melhoria das capacidades técnico-táticas e cognitivas dos atletas, por sua vez, é favorecida pela maior experiência esportiva na modalidade, pois a mesma promove mais oportunidades de contato com os constrangimentos do jogo e de familiarização com os contextos de prática. Objetivo: Assim, o objetivo do estudo foi analisar o nível de associação entre experiência esportiva e tomada de decisão de levantadores no voleibol. Método: Esta investigação quantitativa envolveu a participação consentida e voluntária de 49 levantadores (21 masculino; 28 feminino) integrantes das equipes participantes da fase final do Campeonato Catarinense de Voleibol de 2010 (18 mirim; 15 infantil; 16 infanto-juvenil, totalizando 10.230 ações de levantamento analisadas. Realizou-se filmagem dos jogos e posterior registro das informações em fichas de observação, organizadas com base no protocolo do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático no Voleibol (IAD-VB). Na análise inferencial utilizou-se o software SPSS (teste Qui-quadrado), com nível de significância 0,1% (IC=99,99%). Resultados: Observou-se predominância de tomadas de decisão intermediárias nas três categorias (70,1% mirim; 55,7% infantil; 49,0% infanto-juvenil), independentemente do nível de experiência dos levantadores. Encontraram-se associações significativas entre a experiência esportiva e a tomada de decisão nas três categorias (geral e sexo feminino) e na categoria infantil (masculino), com predominância de tomadas de decisão adequadas dos levantadores mais experientes em comparação aos menos experientes. Conclusão: As evidências indicam que a experiência esportiva é uma variável que influencia o processo de tomada de decisão de levantadores no voleibol, o que justifica a necessidade de implementação de práticas esportivas adequadas e significativas às crianças desde os primeiros anos de vida, que permitam convivências harmoniosas de longo prazo nas modalidades, e contribuam com o desenvolvimento gradual das capacidades de jogo