Resumo

Resumo


O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar uma experiência pedagógica junto a alunos do Ensino Médio em aulas de Educação Física a partir dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). As aulas de Educação Física no Ensino Médio, geralmente apresentam alguns problemas pertinentes, tais como: privilégios aos alunos mais habilidosos em detrimento dos demais; conteúdos repetitivos; predomínio de competição exacerbada e, em alguns casos, mínima intervenção pedagógica. Como procedimento metodológico, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, de tipo participante, sendo este um estudo qualitativo, que teve como técnica a utilização de questionários e diário de campo. A experiência foi realizada ao longo de 8 (oito) aulas, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, composta por 7 (sete) meninos e 11 (onze) meninas. Como resultado, consideramos que o ensino sistêmico dos JDC possui uma interface com a educação para o lazer e o referencial cultural, podendo auxiliar na minimização de problemas existentes nas aulas como exclusão, desânimo, individualismo e falta de aprendizagem. Pudemos observar no início da experiência pedagógica uma estrutura social que era movida em torno dos mais habilidosos, que aos poucos foi se modificando com a intervenção pedagógica que utilizou o ensino sistêmico dos JDC. Ao oportunizar esse modelo de ensino, as aulas se tornaram diferentes, divertidas e menos excludentes, demonstrando a relevância de uma mediação pedagógica no Ensino Médio que: a) considere o contexto cultural dos educandos; b) valorize atividades que exploram o componente lúdico; c) oportunize diferentes experiências na esfera da cultura corporal de movimento; d) utilize o ensino sistêmico dos JDC na aprendizagem de uma modalidade esportiva e; e) contribua na formação de praticantes e espectadores críticos.

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