Experiências Avaliativas Discentes na Formação Inicial em Educação Física na Colômbia e Uruguai
Por Suerllem Lyrio Ferreira (Autor), Sayonara Cunha de Paula (Autor), Ronildo Stieg (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Objetivamos compreender os sentidos (BENJAMIN, 2013), que os estudantes do curso de Educação Física (EF) da Colômbia e do Uruguai atribuem às práticas avaliativas vivenciadas durante a formação.1 Se justifica pela necessidade de ampliar os estudos sobre avaliação do ensino e da aprendizagem, na formação de professores em EF (SANTOS et al., 2016; FROSSARD et al., 2018; PAULA et al., 2018; STIEG et al., 2018) para contextos de países da América Latina hispanofalantes. Compreendemos que os cursos de licenciatura devem apresentar possibildades de articulação entre os saberes relativos à formação e à prática profissional, na qual, a avaliação se constitui como uma delas.