Experiências de Ensino da Dança em Cenários Não Escolares no Rio de Janeiro do Século Xix (décadas de 1810-1850)
Por Victor Andrade de Melo (Autor).
Em Movimento v. 22, n 2, 2016. Da página 497 a 508
Resumo
Na primeira metade do século XIX, estruturaram-se no Rio de Janeiro diversas iniciativas relacionadas à dança, entabuladas em um contexto marcado por uma vida social cada vez mais dinâmica, que tinha como um dos indicadores a conformação de um mercado de entretenimentos. Este estudo tem por objetivo discutir, nesse quadro, experiências de ensino da prática em cenários não escolares. Como marcos temporais, adotaram-se os anos 1810, quando começaram a se delinear tais iniciativas, e a década de 1850, auge da popularidade da dança na cidade. Para alcance do objetivo, como fontes utilizaram-se periódicos fluminenses publicados no período em tela. Espera-se melhor compreender uma esfera importante de educação do corpo que tinha vários pontos de interface com outros âmbitos sociais, inclusive o escolar, sendo também uma faceta da história da cidade que merece ser desvendada.