Experiências no esporte e aulas de educação física de escolares do ensino médio integrado do ceará
Por Victor Hugo Santos de Castro (Autor), Gabriel Pereira Maciel (Autor), Iraneide Etelvina Lopes (Autor), Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 6, n 1, 2023.
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as experiências de estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará nas aulas de Educação Física e atividades esportivas ofertadas. Quanto ao método, trata-se de estudo epidemiológico transversal, de base escolar e de abrangência estadual, cuja população foi composta por 1.303 discentes de diversos campi da referida instituição de ensino. A coleta de dados ocorreu de agosto a outubro de 2021, através do autopreenchimento de um questionário pelos estudantes, sendo o Youth Experience Survey for Sport Portuguese Version (PYES-S), o instrumento aplicado para avaliar as experiências positivas (habilidades pessoais e sociais, cognitivas e experiências de iniciativa) e negativas (comportamento inadequado de adultos e pares, exclusão social e estresse) nas aulas de Educação Física e atividades esportivas. Os dados foram analisados através de pontuações relativas, considerando as categorias da escala de experiências. Os resultados apontam ampla pontuação nas experiências positivas, e baixos índices de experiências negativas e que estas são diretamente proporcionais ao nível de escolaridade, sobretudo as experiências contextualizadas a partir das habilidades pessoais e sociais. Portanto, depreende-se que, os estudantes que se encontram nos últimos anos do ensino médio, de um modo geral, já vivenciaram diversas possibilidades de envolvimento em atividades esportivas na instituição se comparado aos estudantes recém-ingressos.