Experiências Pedagógicas do Projeto Atividades Gímnicas Para Crianças e Adolescentes
Por Lionela da Silva Corrêa (Autor), Enoly Cristine Frazão da Silva (Autor), Kamila Pimentel dos Santos (Autor), Nayana Henrique Ribeiro (Autor).
Resumo
As atividades gímnicas constituem-se em práticas benéficas para os indivíduos em todos os ciclos de vida (MINCIOTTI; FURTADO, 2012). Na infância, conforme Minciotti e Furtado (2012), a criança interage com o meio em que vive com outras pessoas e com diversos objetos e está enfrentando situações diferentes que exigem sua capacidade de adaptação. Essas interações são, basicamente, estabelecidas com o corpo, uma vez que a habilidade de se comunicar ainda está em aprimoramento. Neste momento, o movimento constitui-se na principal ferramenta pela qual a criança aprende sobre o meio que acerca e, progressivamente, torna-se mais funcional e eficiente na utilização de seu corpo. Desta forma, a criança necessita conhecer e compreender as possibilidades e o potencial de movimento de seu corpo, para que possa responder às interações de forma apropriada. Tendo em vista que a natureza das atividades gímnicas é a integração dos elementos corporais aos grandes equipamentos, à música e ao ritmo, à manipulação de objetos, à composição de movimentos, associados ao estímulo da criatividade, cooperação, exploração, descoberta, do desafio, entre outros aspectos, acredita-se que se constitui como conteúdo indispensável no desenvolvimento da criança e adolescente.