Experiências Pessoais no Desenvolvimento das Crenças de Futuros Professores de Educação Física
Por Leonardo Ristow (Autor), Ana Flávia Backes (Autor), Vinicius Zeilmann Brasil (Autor), Jessica Dias Cardoso (Autor), Valmor Ramos (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as implicações das experiências pessoais na construção das crenças sobre o ensino dos futuros professores de Educação Física, estudantes de uma Instituição de Ensino Superior no sul do Brasil. Foram adotados procedimentos de pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, através do estudo de casos múltiplos. Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com quatro futuros professores de Educação Física. A técnica de análise de conteúdo foi empregada para a análise dos dados. Os resultados indicam que as experiências prévias, obtidas no contexto escolar, foram relevantes para os futuros professores investigados, com implicações em suas crenças a respeito das dimensões do ensino instrução e clima social. Particularmente, as experiências pessoais de observar os professores de referência a ensinar, seguidas da prática de ensino, as experiências de relacionamento e com menor ênfase as orientações dos professores e pares foram mencionadas pelos futuros professores. Conclui-se que a aprendizagem dos futuros professores para ensinar se concretizou principalmente pelas experiências pessoais não sistematizadas pelos professores da universidade.