Experiências psicomotoras desenvolvidas com alunos do 1º ano do ensino fundamental
Por Gabriel Ellos Fonseca Santos (Autor), Victor Hugo Pereira Santos (Autor), Thaylane Ruas Abreu (Autor), Erika Lucas Lopes (Autor), Rosângela Ramos Veloso Silva (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
O Programa Residência Pedagógica – (RP) de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes tem por finalidade induzir o aperfeiçoamento da formação pratica nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão dos estudantes de licenciatura na educação básica proporcionando vivencias valorosas como a psicomotricidade durante as intervenções na escola campo. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos bolsistas do RP, com os alunos do 1º ano do ensino fundamental I em uma escola estadual de Montes Claros – MG. Trata-se de um relato de experiência. Neste período tivemos várias experiências que nos agregou um valor enorme como profissional e pessoal. Uma delas foi a interação com os alunos, que sempre nos proporcionaram momentos de ensino, aprendizagem e descontração. Durante as aulas a maioria dos alunos demonstravam interesse nas atividades e todos executava com maior dedicação. Antes de iniciar a temática psicomotricidade, realizamos leituras de alguns documentos norteadores, planos de ensino e observação das turmas envolvidas. Logo em seguida a elaboração de planos de aula, com apoio da preceptora. As atividades planejadas, envolviam circuitos feitos com bolas, cones, linhas e arcos, afim de fazer com que as crianças desenvolvessem melhorias na coordenação motora grossa. Para a coordenação motora fina, usamos atividades como pegar objetos com a mão, passar bolinhas, tampinhas sobre colheres, pinçar e manusear bolinhas de papel. Além dessas atividades, trouxemos brincadeiras de pula corda, trilhas de pegadas, brincadeira de imitação, corrida com bexigas, pega cones e diversas atividade que auxiliavam na concentração, equilíbrio, estratégias, raciocínio lógico, lateralidade, coordenação motora fina e também gilidade.Portanto, a abordagem da psicomotricidade permite que seja entendido a forma de como a criança compreende seu corpo e as possibilidades de se expressar através do mesmo, localizando–se no tempo e espaço onde os alunos apresentaram uma boa evolução. O movimento humano é construindo em função de um objetivo e estimulando isso na escola, conseguimos abordar a afetividade, atenção, lateralidade, dominância lateral, funções cognitivas, socialização e trabalho em grupo. Com isso, as experiencias vivenciadas na escola campo durante a permanência no RP se tornou eficiente, prazeroso e proporcionou aprofundar mais sobre a psicomotricidade e suas abordagens pedagógicas nas aulas.