Resumo

A intenção da pesquisa é o debruçar-se em uma investigação que se baseia no levantamento do perfil dos professores de Educação Física, com ênfase no exercício na aprendizagem da docência e em experiências de ensino com a Educação Infantil. Tem por objetivo geral caracterizar um perfil dos professores de Educação Física com ênfase em suas experiências desenvolvidas junto a Educação Infantil nas escolas Municipais de Cuiabá-MT. Sendo um estudo de campo, de natureza descritiva, de abordagem qualitativa e interpretativa, os sujeitos da pesquisa foram os professores de Educação Física das escolas municipais de Cuiabá-MT, que atuam na Educação Infantil. A amostra foi composta por 50 professores que responderam a um questionário e, posteriormente, selecionou-se 10 professores que participaram da entrevista. O questionário foi dividido em categorias contendo questões abertas e fechadas. As categorias foram divididas em: dados de identificação (idade, sexo, vínculo empregatício), escolha da carreira, formação profissional, trabalho na escola, prática pedagógica sobre ensinar na educação Infantil e, por último, formação continuada. A entrevista teve como foco as experiências de ensino mais significativas desenvolvidas neste nível de ensino. A análise dos dados foi realizada a partir do sistema de categorias de codificação (BOGDAN; BIKLEN, 1994). A interpretação das informações obtidas pelos instrumentos passou pela análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O percurso investigativo, nos possibilitou uma melhor compreensão da realidade atual da Educação Física na Educação Infantil do município de Cuiabá, conhecendo um pouco do perfil dos sujeitos e suas experiências junto a essa faixa etária. Evidencia-se que ainda existe uma fragilidade significativa na formação desses professores de Educação Física, relacionada aos saberes necessários e competências para atuação na Educação Infantil. Observamos que mesmo com as fragilidades na formação esses sujeitos buscam superar as mazelas de origem. Os professores de Educação Física encontramse em um processo de construção de sua identidade como profissional de educação infantil, se faz necessário olharmos e repensarmos a formação inicial desse professor, pois, necessitam aprender como lidar com as situações decorrentes da práxis nesta faixa etária, lembrando que a formação de professores é um processo contínuo que exige constante revisão. A partir das concepções de experiências encontradas nas respostas dos sujeitos-professores mediado pelo movimento da Prática + Teoria elaboramos a tipologia, onde em nosso universo empírico a partir das evidências encontradas nas respostas dos sujeitos da pesquisa classificamos com base em suas manifestações com qual tipologia e autor se aproximam em três grupos, com base nos conceitos relacionados à experiência de autores como: Georg Gadamer ( 2008) as que concebem a experiência como algo que se renova no embate com a realidade da prática; Walter Benjamim (1994) as que concebem a experiência como tradição universal coletiva, no entanto re-significada e Boaventura de Souza Santos ( 2007) a experiência indolente ou da preguiça de se reinventar no dia a dia com a prática social. Se a experiência é algo que faz mais relação ao presente vivido do que ao futuro, ainda como um vir a ser, parece que o perfil dos professores pode ser relacionado com a ideia de o presente estar permeado pela possibilidade de já se estar vivendo um eterno “Ainda-Não”. Podemos vislumbrar um novo perfil se delineando, na medida em que a experiência é algo que vai se configurando nas ações dos sujeitos-professores com seus corpos-crianças em que o ensinar pode estar perdendo a primazia sobre o aprender.

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