Experiências Vividas no PIBID: Pensando a Escola Como Espaço Sociocultural
Por Brenda Rios de Faria (Autor), Júlia Braga Nascimento (Autor), Pedro William Martins Pessoa (Autor), Cláudio Márcio Oliveira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
A Educação Física escolar está inserida em um espaço sociocultural, ou seja, um espaço social formado de normas, regras, valores, sentidos e cotidianeidade. Diante disso, a partir das experiências vividas no PIBID na Escola Municipal Aurélio Pires(EMAP) – Rede Municipal de Belo Horizonte –, quais sejam, a produção de atividades pedagógicas e referenciais teóricos discutidos com os orientadores, passamos a analisar a Educação Física escolar. A elaboração de atividades pedagógicas ao longo do semestre foi de extrema importância pois auxiliaram na nossa formação como docente. Com base nos referenciais teóricos acerca da cultura escolar e da Educação física escolar, construímos uma cartografia social sobre os estudantes, alicerçada sobre três bases:tempos, espaços e sujeitos.