Resumo

: A Ginástica para Todos (GPT) é uma manifestação corporal de caráter demonstrativo em sua maioria, que permite a exploração do corpo e a utilização de uma diversidade de materiais e vestimentas no processo de produção coreográfica, sem perder o caráter gímnico em sua elaboração. Para compreender o processo coreográfico, esse trabalho tem como objetivo apresentar um aspecto relevante na elaboração coreográfica, o qual se refere à experimentação e criação de movimentos gímnicos. Esse aspecto coreográfico trata da possibilidade de ampliação do repertório motor e a exploração de diferentes conteúdos da cultura corporal, tradicionalmente correspondentes às ginásticas, tais como saltos, aterrisagens, deslocamentos, rodas, rolamentos, rotações, entre outros fundamentos que, segundo Toledo, Tsukamoto e Gouveia (2009), têm o intuito de promover a experimentação de diferentes situações gímnicas por parte dos(as) alunos(as). Esta experimentação corporal na produção coreográfica estimula “a liberdade de expressão, a exploração e a descoberta de novas possibilidades de ação, favorecendo o desenvolvimento da criatividade e o intercâmbio de experiências entre os participantes do processo educativo” (AYOUB, 1998, p. 130). Para tanto, esse estudo parte da experiência pedagógica realizada em uma escola municipal da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, dentro do Projeto “Ginástica Rítmica nas escolas”, cujo produto final foi apresentado no desfile cívico da cidade, em comemoração ao seu 102o aniversário, no ano de 2017. O processo de produção coreográfica dependeu, sobretudo, da adequação ao tema proposto e à mensagem que se pretendia transmitir. 

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