Resumo

Na Educação Infantil, a ausência de professores de Educação Física exige que os pedagogos assumam a responsabilidade pelas atividades que exploram o corpo e o movimento. Essa lacuna na formação inicial dos pedagogos pode dificultar a oferta de práticas significativas que envolvam a corporeidade. Objetivo: O objetivo deste resumo é destacar a importância da formação de pedagogos em práticas que explorem o corpo, o gesto e o movimento na Educação Infantil, com foco em esportes paralímpicos. Desenvolvimento: A Semana Municipal do Brincar em Piracicaba oferece oportunidades para que os educadores da Educação Infantil recebam formação em conhecimentos que explorem as brincadeiras e o movimento. Em 2024 potencializou a diversidade e a inclusão, com foco em esportes paralímpicos com o tema "Viva a diversidade! O brincar é para todas as pessoas". Impulsionou formações que resultaram na ampliação de práticas em Escolas Municipais da Educação Infantil. As atividades realizadas incluíram experimentações de esportes, inclusão, conscientização e participação das famílias. Sugestões: As Redes de Educação que ainda não possuem especialistas em Educação Física devem investir em formações direcionadas aos movimentos globais das crianças por meio de esportes e brincadeiras. A grade curricular da Educação Infantil deve ser reorganizada para incluir os professores de Educação Física, garantindo a oferta de propostas focadas no desenvolvimento da corporeidade

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