Experimentações do Corpo na Dança, Circo e Teatro nos Anos Iniciais na Educação Física Escolar
Por Thaisa Efigenia Magalhães Marques (Autor).
Resumo
Este texto consiste no relato de experiência de três graduandos de educação física, acompanhados por uma professora supervisora e um professor coordenador da área Educação Física, todos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). O PIBID possibilita que projetos escolares de intervenção pedagógica sejam elaborados, a partir de diagnósticos realizados nas escolas, chamados projetos de área. O grupo desenvolveu o projeto “Experimentando a Corporeidade Sonora” com quatro turmas de anos iniciais da educação básica em uma escola estadual da região de Belo Horizonte. Buscamos sustentação metodológica no Coletivo de Autores (2009) e nas vivências dos bolsistas envolvidos: uma professora supervisora com especialização em lazer, um dos bolsistas com experiência circense, outro das artes cênicas e uma bolsista com vivência na dança.