Expertise e Treino da Tomada de Decisão: Aspectos Conceptuais e Implicações Para o Treino de Jovens Atletas

Parte de Psicologia do Esporte - da Escola a Competição . páginas 283 - 311

Resumo

Os desportistas, ao longo da sua carreira, vão progressivamente ficando sensibilizados para utilizar informações relevantes que podem aumentar a probabilidade de resolverem os problemas colocados pelas várias situações desportivas. Sempre que um atleta faz uso com sucesso de informação relevante, a probabilidade de usá-la novamente aumenta. Neste sentido, o entendimento da acção táctica assumida pelos atletas não é obra do acaso (ANTÓN, 1998; ARAÚJO, 2005; GARGANTA, 1997; KONZAG, 1991; SOUSA, 2000). 
Pode-se definir a tomada de decisão como um processo do pensamento e da acção, que associada a factores estratégicos, possibilita um comportamento de selecção da resposta adequada perante uma situação problema com várias opções. Neste sentido, a tomada de decisão antecede qualquer movimento realizado de forma consciente que associe o pensamento e a acção (MACCRIMMAN & TAYLOR, 1976; RIPOLL, 1994). 
No âmbito da tomada de decisão, a capacidade de antecipar acontecimentos surge, no desporto, como um dos factores preditores essenciais que distingue os atletas mais experientes e de sucesso (experts) dos mais jovens. A relevância do conhecimento detido pelos experts, tem vindo a ser cada vez mais valorizado, pois estes, não só se caracterizam pela sua especial competência profissional, como também pela sua destacada experiência de vida, profissional ou situacional (SALMELA, 1996). Neste sentido, procurar estudar os conhecimentos dos atletas de rendimento superior permite obter elementos fundamentais para o desenvolvimento de futuros talentos.

Acessar