Exploração e Seleção Definem o Curso de Desenvolvimento Motor
Por José Ângelo Barela (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Os estudos pioneiros sobre aquisição de habilidades motoras e.g., GESELL, 1928; MCGRAW, 1945) sugeriram que o curso do desenvolvimento motor era fruto exclusivamente da carga enética e das mudanças maturacionais do ser humano. As propostas de BERNSTEIN (1967) e GIBSON (1979) despertaram questionamentos e, conseqüentes, mudanças paradigmáticas na área de omportamento motor. Desta forma, uma nova visão de desenvolvimento otor, radicalmente diferente da visão maturacional, passou a anhar forma, impulsionada principalmente pelos trabalhos de Thelen e colaboradores (THELEN, 1986, 1989; THELEN & ULRICH, 991), culminando com uma proposta mais organizada, na década de 90, baseada em princípios dinâmicos (THELEN & SMITH, 1994, HELEN, 1995, 2000). Esta apresentação tem como objetivo discutir alguns dos principais pressupostos desta visão dinâmica de senvolvimento motor e, finalizar, com a apresentação de alguns exemplos resultados experimentais que corroboram essa proposta.