Resumo

Para os pesquisadores, a alfabetização física (AFi) é o objetivo a ser alcançado na Educação Física, por buscar sujeitos competentes, capazes de aderir à atividade física ao longo da vida, com contínuo desenvolvimento pessoal, social, afetivo e físico. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva-correlacional, com desenho não experimental e amostra não probabilística de 322 sujeitos, estudantes de 12 a 18 anos de escolas privadas, públicas e subsidiadas de Talca, Chile. O objetivo foi relacionar o nível de AFi, engajamento e emotividade percebida. Os dados foram coletados por meio do Instrumento de Alfabetização Física Percebida (PPLI), Questionário de Engajamento Comportamental (BEQ) e Escala de Avaliação do Humor (EVEA). Identificou-se uma relação positiva com um maior nível de literacia física, maiores níveis de felicidade (r=0,37) e envolvimento emocional (r=0,54), diminuindo os índices de hostilidade (r=-0,25) e os estabelecimentos privados atingem os níveis mais elevados de ansiedade (X̅=3,2). Conclui-se que quanto maior o nível de AFi maior será o comprometimento e maior será a regulação dos fatores emocionais.

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