Explorando a visibilidade da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de Futebol Feminino: uma abordagem de alfabetização científica
Por Jaqueline Monique Marinho da Silva (Autor), Jasmyn Azevedo dos Santos (Autor), Isla Silva dos Santos Pereira (Autor), Cássia Letícia Gomes do Nascimento (Autor).
Em III Seminário Online do Ludopédio – Mulheres e futebol: pesquisar, trabalhar, torcer e jogar
Resumo
Pensar as aulas de Educação Física sob um prisma inclusivo, isonômico e multifacetado possibilitaria aos alunos vivências significativas e menos excludentes. Com a reestruturação do Ensino Médio, que visa estimular o protagonismo juvenil e a interdisciplinaridade, coube à Educação Física ressignificar seu trato pedagógico. Isso, somado à ocorrência da Copa do Mundo de Futebol Feminino (CMFF) e aos constantes discursos misóginos expostos pela mídia, pensou-se em desenvolver uma sequência didática pautada na alfabetização científica (AC) com o tema "Seleção Brasileira nas CMFF". As etapas de pesquisa consistiram em: 1] leitura/interpretação e produção de textos; 2] utilização de ferramentas digitais (softwares/plataformas de pesquisa); 3] coleta e análise de fontes documentais; 4] discussão e apresentação dos resultados. Foram selecionadas três alunas do Ensino Médio para participarem da pesquisa. As etapas 1 e 2 propiciaram a construção de uma revisão de literatura sobre o tema; os resultados permitiram conhecer o objeto de pesquisa e orientar a análise das fontes documentais. Na etapa 3, coletaram-se 177 notícias no acervo online do jornal "O Globo", um dia antes e um dia após o fim da CMFF de 1991 a 2023. Optou-se por analisar apenas os títulos das notícias, diante das dificuldades apresentadas (pouco/nenhum contato com a pesquisa) e a disponibilidade de tempo. Os resultados foram organizados e categorizados em: ética (34%), espetáculo (33%), performance esportiva (22%) e emoção (11%). Em seguida, realizaram-se rodas de conversa a fim de identificar as percepções obtidas durante todo o processo de pesquisa e para estruturar a apresentação dos resultados à comunidade escolar. É desafiador inserir a AC na escola (ex: desconhecimento, falta de recursos/domínio de ferramentas digitais), mas necessária para ressignificar paradigmas sociais e desenvolver alunos críticos/reflexivos/autônomos. Afinal, a escola é uma porta para que haja menos ignorância em uma sociedade que insiste em oprimir o oprimido.