Expressão Corporal/dança Para Autistas - Um Estudo de Caso
Por Elvio Marcos Boato (Autor), Tânia Mara Vieira Sampaio (Autor), Meicar Carvalho Campos (Autor), Soraya Valenza Diniz (Autor), Augusto Parras Albuquerque (Autor).
Resumo
O objetivo desse estudo de caso, realizado no período de agosto de 2010 a junho de 2011, foi verificar as contribuições de um trabalho de expressão corporal e dança no desenvolvimento sócio-emocional de um Autista. Para a coleta dos dados, foram analisados os relatórios psicológicos e psicopedagógicos do Aluno, os diários de classe da Professora de dança da Oficina Corpo e Expressão da UCB/SEEDF, observações de aula, relatório de 02 estudos de caso e uma entrevista com a mãe do Aluno, no final de um ano de observações. Concluiu-se que o aluno Autista tem condições de se comunicar e se relacionar com o meio, desde que respeitadas suas possibilidades, e que a dança pode ser um meio efetivo na construção de perspectivas para sua definitiva inclusão educacional e social.