Expressão das Proteínas de Choque Térmico (hsps) no Músculo Cardíaco em Resposta Ao Treinamento Físico: Uma Revisão Sistemática
Por Antônio José Natali (Autor), Thales Nicolau Prímola-gomes (Autor), Miguel Araújo Carneiro Júnior (Autor), Luis Henrique Silame-gomes (Autor), Lucas Rios Drummond (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 4, 2013.
Resumo
O aumento da expressão das proteínas de choque térmico (HSPs) em resposta ao treinamento físico vem sendo considerado um dos mecanismos envolvidos na proteção ao miocárdio. Objetivo: Realizar uma revisão sistemática sobre a relação do treinamento físico na expressão das HSPs no músculo cardíaco. Fontes de dados: Realizou-se revisão sistemática de artigos publicados entre 2000 e 2012. Os descritores utilizados foram: heat shock protein, HSP, exercise, training, cardiac e heart, no idioma inglês e na base de dados Pubmed. Resultados: Foram encontrados 173 artigos, sendo 22 incluídos para análise. Síntese dos dados: O treinamento físico aumentou a expressão das HSPs 20, 27, 60, 70, 72, 73 e não alterou a expressão da HSP 25. A HSP 90 foi alterada apenas pelo treinamento realizado em ambiente frio (4ºC). Conclusão: O treinamento físico é capaz de aumentar a expressão das HSPs no músculo cardíaco, promovendo proteção celular, aumentando a proteção ao miocárdio como um todo.