Resumo

Este artigo objetiva apresentar o Produto Educacional resultante da dissertação de Mestrado "Linguagem Corporal e Expressividade: um olhar sensível para ‘crianças bem pequenas’ nas aulas de Educação Física”. Trata-se de um Produto visual e interativo que destaca o trabalho pedagógico com linguagem corporal e expressividade na Educação Infantil, incentivando discussões sobre suas particularidades e potencialidades. O site 'expressividade.com.br' apresenta de forma dinâmica e estética todo trabalho realizado na pesquisa acadêmica, a qual foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, focalizando uma proposta visualmente clara e objetiva para o campo de vivências e experimentações de ‘crianças bem pequenas’. Ao visitar suas páginas, os professores são conduzidos às experiências vividas pela professora-pesquisadora e seus alunos e são convidados a valorizar a linguagem corporal como expressão fundamental para o desenvolvimento integral na Educação Infantil. Este recurso busca inspirar práticas educativas criativas e autônomas entre os educadores da Educação Infantil.

Referências

BATALHA, Eliana Ratto de Castro. Recomendações técnicas para construção dos produtos educacionais/2019. Disponível em: <http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/1644/PRODUTO%20%20EDUCACIONAL%20Eliana%20Batalha.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 06 jun. 2024.

CINTRA, Rafaela Pereira. Expressividade. 2023. Disponível em: <https://expressividade.com.br/>. Acesso em 23 jun. 2024.

CINTRA, Rafaela Pereira. Linguagem corporal e expressividade: um olhar sensível para ‘crianças bem pequenas’ nas aulas de educação física. 2023. 207f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2023.

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013.

DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Nacional, 1979.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

ZEPPINI, Paola Sanfelice. Deleuze e o corpo: articulações conceituais entre Deleuze, Nietzsche e Espinosa em função da problemática do corpo. 2010. 161f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP: 2010.

Acessar