Fábricas de Craques: as Academias e o Renascimento do Futebol Alemão
Por Daniel Pereira Lisbôa (Autor), Marcus Vinícius Moreira Marinho (Autor), Maria Luiza Ribeiro Viotti (Autor).
Parte de Mundo Afora 13. Planejamento e Gestão no Futebol . páginas 10 - 45
Resumo
"Depois do jogo é antes do (próximo) jogo" Sepp Herbeger, primeiro treinador alemão a vencer a Copa do Mundo
INTRODUÇÃO
Mesmo antes da conquista da Copa do Mundo de 2014 e da inesperada goleada sobre o Brasil na fase semifinal da competição, o futebol alemão tinha muito do que se orgulhar: a Bundesliga [Liga Federal], a primeira divisão do país, detém há anos a maior média de público entre todas as competições de futebol do mundo e a segunda maior média de público de qualquer esporte – cerca de 45 mil espectadores por jogo. O relacionamento entre clubes e comunidades locais é exemplar: na Alemanha – ao contrário, por exemplo, da Inglaterra –, o controle das agremiações é reservado aos sócios, que por força de estatuto detêm, no mínimo, 50% + 1 das cotas societárias de cada clube.