Resumo

O objetivo desta investigação foi o de verificar o potencial das Oficinas do
Jogo como prática pedagógica no ambiente escolar capaz de produzir
repercussões nas demais disciplinas. Esta pesquisa se caracteriza como
Pesquisa-ação, uma modalidade qualitativa de pesquisa, que recorreu a
diários de campo, entrevistas semi-estruturadas, fotografias, relatos orais e
escritos. Dentre 700 alunos da escola, foram selecionados 46 deles para
e s t e e s t u d o, s e n d o v i n t e m e n i n o s e v i n t e e s e i s m e n i n a s, t o d o s
frequentadores da segunda série do Ensino Fundamental. A escola onde
se realizou a pesquisa localiza-se em bairro economicamente empobrecido.
A proposta era investigar a influência das atividades lúdicas das Oficinas
do Jogo como recurso pedagógico capaz de fortalecer os instrumentos de
assimilação de conhecimento por parte dos alunos. Foi considerada nas
análises, a repercussão dos jogos no desenvolvimento em seus aspectos
motor, intelectual, estético, moral, afetivo e social. Dentro de um projeto
maior chamado Oficinas do Jogo, da Faculdade de Educação Física da
Universidade do Estado de Santa Catarina, a peculiaridade desta pesquisa
era realizar seções de jogos em que os alunos, diferentemente de outros
trabalhos, não recebiam sugestões de temas de atividades lúdicas por parte
do professor. Durante as aulas, os alunos utilizavam à vontade os objetos,
até que gerassem temas, sempre supervisionados pelo professor. O tema
mais recorrente, e que acompanhou as aulas durante todo o ano letivo, foi
uma brincadeira de supermercado. Dentro desse tema, como podemos
obs e rva r na s aná l i s e s, os a l unos envol ve ram- s e em at iv idade s q u e
repercutiram nos aspectos de desenvolvimento mencionados. Tinham, para
dar conta da brincadeira de supermercado, que manipular objetos, construir
regras, organizar grupos, dar forma às construções, lidar com emoções,
fazer cálculos, e assim por diante. Feitas as análises, pudemos verificar
progressos notáveis no desenvolvimento dos alunos. Foram capazes, no
final do período pesquisado, de dar depoimentos bastante lúcidos sobre
suas atividades, assim como escrever depoimentos a respeito das Oficinas
do Jogo. Os resultados desta pesquisa mostraram que alunos que gerem os
p r ó p r i o s t e m a s d e j ogo s p o d e m at i n g i r p ro g re s s o s e m s e u s
desenvolvimentos comparáveis a alunos de outros estudos que tiveram
seus temas gerados pelos professores.

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