Faculdade Aberta da Terceira Idade Uma Possibilidade de Educação Pelo Lazer na Perspectiva da Pedagogia da Animação
Resumo
O presente trabalho refere-se ao relato de experiência abordando a Faculdade Aberta da Terceira Idade da Faculdade de Educação Física e Desportos de Catanduva. Estaremos expondo o modo como a faculdade está organizada, a dinâmica adotada para seu cotidiano, o perfil das alunas que buscam a Faculdade e seu caráter lúdico, uma vez que busca oferecer uma educação pelo lazer. Podemos afirmar que os conteúdos do lazer classificados por Dumazedier (1980) são contemplados no conjunto que forma a Faculdade Aberta da Terceira Idade e que uma Pedagogia da Animação defendida por Marcellino(1990) é possível de ser vivenciada, uma vez que os objetivos da referida Faculdade não se relacionam a uma preparação para o futuro, e se preocupa, na verdade, com a vivência do momento presente, além do que, os objetivos da faculdade não perseguem caráter formativo e sim informativo, desviando assim dos moldes funcionalistas de educação.