Resumo

Este estudo desenvolve reflexões a respeito da ética e da moral no esporte (Fair Play), tendo como fundamento teórico conceitos estabelecidos por filósofos seminais, como: Aristóteles, Kant e John Rawls. Partindo do pressuposto que a ética e a moral são frutos do exercício racional do ser humano e que este pode comandar as deliberações da vontade, em que se pesem as postulações de Aristóteles e Kant, procuramos deduzir, em forma de valores, as referências norteadoras para um comportamento moral. A investigação se desenrola a partir de conceitos filosóficos desenvolvidos historicamente, os quais formam a base de toda a argumentação, depois analisa os pressupostos teóricos assumidos pela tradição do esporte para o desenvolvimento de uma ética esportiva e tem seu apogeu nas indicações fornecidas por adolescentes que praticam e competem sistematicamente em uma modalidade esportiva. Por meio de um questionário de escalas de altitudes (metódo Likert), buscamos descrever a predisposição racional desses respondentes com relação aos atos morais tanto na vida cotidiana, quanto na vida esportiva. Devido a sua peculiaridade, o esporte permite uma pluralidade de hipóteses e questionamentos, por vezes óbvios e por vezes paradoxais. Com base nos resultados do estudo, concluímos que instituir um manual de instruções com comportamentos estandartizados, sem que se discuta o porquê e o como alcançar tais comportamentos, pode tornar-se inócuo.

Acessar