Resumo

Ao iniciar atuação docente, em substituição ao professor efetivo de Educação Física,
em uma escola estadual da cidade de Araraquara - SP, notou-se fragilidade na visão
de corpo da qual os alunos se apropriavam.Alguns alunos relataram que o professor
efetivo pouco debatia, ou trazia para suas aulas conhecimentos diferenciados. As
aulas ficavam atreladas ao futebol e ao vôlei, sendo que não se dispunham outras
manifestações ou reflexões acerca do corpo dos alunos para evidenciá-lo. Admitindo
estes fatos, buscou-se conhecer a visão de corpo que os alunos possuíam. Para tanto
foi realizado, com oito turmas do período vespertino - 5ª e 6ª séries, um questionário
composto de seis perguntas acerca da temática corpo. O questionário, composto de
questões abertas, possibilitou aos alunos dialogarem suas respostas livremente,
havendo a exigência de que estas respostas ocupassem ao menos três linhas, já que
os alunos pouco têm o costume de justificar suas respostas, segundo professores de
outras disciplinas. Cerca de 250 questionários receberam o cuidado da interpretação
por meio da análise de conteúdo, sendo que as respostas foram separadas por
contigüidade para que se pudesse categorizá-las. Os resultados encontrados foram:
a) os alunos visualizam o corpo como simples composição biológica de células,
ossos e músculos; b) a maioria dos alunos alega que a felicidade está no simples fato
de ser magro ou atlético, além de "alisado", "plastificado", "siliconado", citando
exemplos de corpos presentes na mídia; c) a maioria dos alunos acredita que praticar
atividade física em academias é a solução para o corpo, não oferecendo qualquer
valor às aulas de Educação Física às quais alocaram ser aulas de esportes; d) os
alunos também situaram a alimentação como fator importante para se ter um corpo
saudável, destacando que alimentos lights e diets são saudáveis, e; e) a minoria dos
alunos descreveu estar feliz com seus corpos, sendo que boa parte acredita ter corpos
"feios", "pobres", "sujos", entre outros. Isso leva a crer que, falta uma grande atenção
do professor sobre o trabalho com a questão corpo em suas aulas, já que este é o
principal meio de legitimar a atuação deste professor e de tantos outros. Os corpos
daqueles alunos, mesmo marginalizados pelo contexto, merecem atenção. Com isso,
remeteu-se a seguinte questão: se os professores de Educação Física, não trabalharem
a questão corpo e a consciência "positiva" corporal dos alunos, quem é que vai
trabalhar?

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