Família dos Jogos Esportivos com Raquetes: Metodologia e Procedimentos Pedagógicos
Por Junior Vagner Pereira da Silva (Autor), Laura Cecília Leite de Souza (Autor), Katiane Telma Oliveira Lourenço Calado (Autor), Cláudio Benites da Silva (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 25, n 4, 2017. 11 Páginas.
Resumo
Objetivou apresentar os procedimentos pedagógicos para o ensino dos esportes com raquetes pautando-se na família de jogos esportivos. Os resultados indicam que embora os jogos esportivos com raquetes apresentem características específicas e auto afirmativas que os constituem como únicos, elementos estruturais (regras, implemento, jogadores e alvo), elementos funcionais operacionais de ataque (lançar a bola/implemento para o espaço adversário com o objetivo de marcar pontos) e de defesa (controlar a bola devolvendo para o espaço adversário) e regras de ação de ataque (tentar marcar o ponto, tentar lançar a bola com maior nível de dificuldade e controlar a bola para devolver ao campo adversário) e defesa (antecipar a trajetória do ataque, persuadir o erro do adversário, impedir o ponto) são similares em todos, os integrando a família de jogos esportivos com raquetes. Foi possível explorar diferentes manifestações de jogos esportivos com raquetes, ampliando as possibilidades de desta manifestação esportiva.