Resumo

Apresentação Rosalia de Angelo Scorsi O que eles se tornarão? Os efeitos sociais da Câmera Gabrielle Balazs e Jean-Pierre Faguer As metáforas da família na transmissão do poder político:questões de método Letícia Bicalho Canêdo Fundo de Memória: Infância e escola em famílias negras de São Paulo Neusa Maria Mendes de Gusmão Reflexões sobre uma vida entre a filosofia e a cozinha Agueda Bittencourt Uhle Memória social e cidadania Julieta Beatriz Ramos Desaulniers -------------------------------------------------------------------------------- O que eles se tornarão?Os efeitos sociais da câmera* Gabrielle Balazs e Jean-Pierre Faguer** Resumo: Quais são, para as pessoas comuns, representantes de grupos sem porta-voz oficial como os jovens, os desempregados, os pobres etc., os efeitos da passagem pela televisão? A análise da série televisiva “O que eles se tornarão?”, que acompanha desde 1984 os alunos de uma classe atualmente na 5ª série de uma escola parisiense, permitiu observar como a televisão provoca transformações nos corpos, na apresentação de si e mesmo na orientação escolar e profissional destas celebridades anônimas. Palavras-chave: escola, jovens, televisão, família, sociedade *Fonte: Actes de la Recherche en sciences sociales, nº 86/87 - março de 1991. Direitos de tradução e impressão gentilmente concedidos pela editora. Tradução: Yvone Soares Dos Santos Greis. Supervisão da tradução: Agueda Bernadete Bittencourt Uhle e Jean-Pierre Faguer. Revisão geral do texto: Sebastião Rodrigues Cordeiro. ** Centre d’Etude d’Emploi, Noyse le Grand, França. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- As metáforas da família na transmissão do poder político:questões de método* Letícia Bicalho Canêdo** RESUMO: Como explicar o uso feito pela sociedade democrática de um vocabulário político que funciona sobre bases de alusões à família como princípio de realidade social? Atualizadas pela mídia, essas alusões (afilhado político, os pais do partido, herança partidária, herdeiro político...) oferecem uma visão esparsa de significação da democracia e revelam a existência possível de duas esferas teoricamente inconciliáveis, onde uma se realiza mascarando a outra: as idéias de democracia, partido moderno e eleições dissimulando os sinais de família, isto é, do mundo social no político. Com base numa pesquisa empírica realizada sobre a transmissão do poder político em Minas Gerais, o artigo discute um método para examinar os fundamentos da indagação acima, com reflexões sobre as fontes de dados para realizar tal estudo. Não se trata de considerar essas fontes como caso técnico, mas como uma problemática diretamente ligada à metodologia da sócio- história do político. Palavras-chave: transmissão, família, hereditariedade, redes política * Versão modificada de uma exposição feita em 11/9/1996 no seminário organizado pelo Focus — Grupo de Pesquisa sobre Instituições Escolares e Organizações Familiares —, Faculdade de Educação, Unicamp. A pesquisa é financiada pelo CNPq e sua realização deve-se muito às discussões e reflexões realizadas com meu colega Milton de Almeida. ** Professora do Departamento de Administração e Supervisão Educacional, Faculdade de Educação, Unicamp. Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Fundo de memória: Infância e escola em famílias negras de São Paulo* Neusa Maria Mendes de Gusmão** RESUMO: O presente artigo discute a visão sobre infância e escola presente entre homens e mulheres de diferentes idades e moradores da cidade de São Paulo. O comum entre todos, o fato de serem negros e, como tal, partilharem das trajetórias de suas famílias, como imersas no espaço da cor e da raça. Disto resultam desafios e conquistas que, por sua vez, revelam perdas e ganhos fundamentais em termos das posições sociais que essas famílias hoje ocupam. Palavras-chave: famílias negras, infância, escola, mobilidade social, representação, memória * O presente artigo é resultado parcial da pesquisa “Famílias Negras em São Paulo: Vivências, representações e luta — 1890/1980”, financiada pelo CNPq, coordenada pela autora e que contou com a colaboração da equipe de bolsistas formada por Paula Elaine Covo, Ângela Aparecida Rangel e Cláudia Adriana Fonseca. ** UNICAMP/NAP - CERU/USP Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Reflexões sobre a filosofia e a cozinha Agueda Bernadete Bittencourt Uhle* RESUMO: Este texto foi escrito buscando estudar, com base na memória biográfica, problemas específicos da realidade social, neste caso, o lugar da escola e da família na definição do destino profissional. Trata-se aqui da história de um chefe de cozinha, com formação universitária em filosofia e filho de família de tradicionais cozinheiros na rede hoteleira da região de São Paulo. Estão em estudo, neste trabalho, os hábitos da família, a formação profissional em escola técnica e a escola como espaço de socialização, desejos e sonhos individuais associados aos projetos familiares e as condições oferecidas pela sociedade em dado momento histórico. O estudo realiza também uma reflexão sobre a memória como fonte de pesquisa em sociologia da educação. Palavras-chave: família, escola, arte, profissão, memória * Faculdade de Educação - Unicamp Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Memória social e cidadania* Julieta Beatriz Ramos Desaulniers** RESUMO: Pretende-se expor como as investigações que se desenvolvem em torno de uma problemática de pesquisa referente à formação em escolas de ofício católicas e à organização e estrutura do campo religioso no Rio Grande do Sul/ Brasil (séculos XVIII, XIX, XX), tem procurado preservar os diversos suportes da memória social visto que se trata de uma forma de ampliar os “espaços de possibilidades” voltados à construção da cidadania. Palavras-chave: memória social, cidadania, formação * Este texto – com algumas alterações – foi apresentado no III Congresso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana, realizado em Caracas/Venezuela, de 9 a 14/6/96. ** Professora e pesquisadora junto ao IFCH; fez mestrado em Serviço Social, na Pontifícia Universidade Católica do RGS. E-mail: julieta@music.pucrs.br