Fantasia de Curta Duração ou Legado de Longo Prazo? os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018 e a Construção Nacional na Coreia do Sul

Por: Hoyoon Jung.

Olimpianos - Journal Of Olympic Studies - v.5 - n.2 - 2021

Send to Kindle


Resumo

É argumentado teoricamente e demonstrado empiricamente que os megaeventos esportivos desempenham um papel fundamental na promoção da construção de uma nação nos países anfitriões. Este estudo navega pelo caso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, realizados em fevereiro de 2018 na Coreia do Sul, e examina o impacto desse evento esportivo na construção nacional. Para esse fim, este artigo empregou uma pesquisa online que foi realizada três vezes em intervalos determinados nas principais comunidades da web coreanas—janeiro de 2018 (um mês antes dos Jogos Olímpicos), abril de 2018 (dois meses após os Jogos Olímpicos) e março de 2019 (um ano após os Jogos Olímpicos). Este estudo sugere que, embora sediar os Olímpiadas de Pyeongchang 2018 tenha realmente alcançado o efeito de construção da nação, isso foi apenas uma fantasia de curta duração e não um legado de longo prazo.

Endereço: http://olimpianos.com.br/journal/index.php/Olimpianos/article/view/113

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.