Fases de Investigação sobre o Ensino
Parte de Os estilos de ensino em educação física entre a teoria e a prática . páginas 14 - 17
Resumo
Desde o início do século XX, assumiu-se como central o esclarecimento das condições e dos indicadores que contribuíam para uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos envolvidos em processos educativos. Deste modo, a pesquisa foi sendo desenvolvida em diferentes fases, frequentemente concomitantes, que se associaram a distintos paradigmas em que o foco dependia do que se considerava ser o cerne da qualidade das aprendizagens dos alunos (Brophy, 2006; Carreiro da Costa, 1991; Onofre, 2000; Rosenshine & Furst, 1973; Shulman, 1986). A este respeito, os primeiros estudos sobre o ensino surgiram nos anos 50 e 60, centrando-se em variáveis de presságio como a inteligência e a experiência educacional anterior do professor (Shulman, 1986). Acerca desta fase, Carreiro da Costa (1991) refere que o conhecimento gerado evidenciava que as características pessoais dos professores tinham um poder explicativo muito limitado no que respeita aos ganhos de aprendizagem dos alunos. Também Bloom (1981) salientou que as variáveis de presságio raramente explicavam mais de 5% da variação dos resultados dos alunos. Tais ilações sustentaram uma rutura com a visão idiossincrática do ensino e com a ideia de que o ensino é essencialmente uma arte.