Fatores Ambientais e a Influência na Funcionalidade de Escolares Sob o Olhar da Cif-cj
Por Cristiane Paiva Alves (Autor), Julia Momisso (Autor), Ana Paula Talin Bissoli (Autor), Francisco Arrais Nascimento (Autor), Patrícia Amanda Serafim (Autor).
Resumo
Objetivou-se avaliar o desenvolvimento motor de crianças com base na Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF). Para tanto, fez uso de pesquisa qualitativa com elaboração de perfil da amostra composta por 53 crianças, distribuídas da seguinte forma: 22 do sexo feminino,31 do sexo masculino, de 5 a 7 anos de idade, sendo 12 crianças com 5 anos, 37 com 6 anos e 4 crianças com 7 anos. Ressalta-se que, excluiu-se 2 crianças com idade de 5 anos e 2 crianças com 6 anos da amostra por apresentarem déficits físicos e/ou intelectuais, de acordo com o questionário de função e estrutura corporal. Após análise dos dados conclui-se que uma das estratégias a serem utilizadas pela equipe multidisciplinar poderia ser a utilização da avaliação biopsicossocial. Os resultados podem guiar orientações em consultoria colaborativa da Terapia Ocupacional no contexto escolar, possibilitando a identificação de fatores que podem ser analisados para a criação de estratégias multidisciplinares que promovam o desenvolvimento integral dessa população detectando aquelas crianças que necessitem de intervenção para uma melhor condução de suas atividades escolares, bem como relacioná-las a componentes físicos e ambientais.