Fatores Associados á Prática de Atividade Física Entre Idosos no Sul do Brasil
Por Alisson Padilha de Lima (Autor), Ezequiel Vitório Lini (Autor), Marilene Rodrigues Portella (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 25, n 3, 2019.
Resumo
Introdução
O aumento das doenças crônicas e da inatividade física são problemas importantes de saúde pública da população idosa do mundo.
Objetivo
Este artigo objetivou determinar a prevalência e os fatores associados à prática de atividade física (AF) entre idosos domiciliados em ambiente urbano.
Métodos
Um estudo transversal de base populacional foi realizado em 2014, com 196 idosos com ≥ 60 anos que vivem em ambiente urbano do município de Passo Fundo, RS. Foram realizadas análises bruta e multivariável mediante regressão de Poisson, estimando-se as razões de prevalência bruta e ajustada, calculando-se os respectivos intervalos de confiança de 95%.
Resultados
A média de idade foi de 71,3 (± 8,4). A prevalência bruta de prática de AF foi de 56,1%. Depois de ajuste da análise, somente a variável independente das atividades da vida diária (AVD) permaneceu significativa (IC de 95% 1,05-4,83) (p = 0,037).
Conclusões
Esta pesquisa mostrou associação entre a prática de AF e independência nas AVD. Nível de Evidência II, Análises econômicas e de decisão – Desenvolvimento de modelo econômico ou de decisão.