Resumo

Introdução

O aumento das doenças crônicas e da inatividade física são problemas importantes de saúde pública da população idosa do mundo.

Objetivo

Este artigo objetivou determinar a prevalência e os fatores associados à prática de atividade física (AF) entre idosos domiciliados em ambiente urbano.

Métodos

Um estudo transversal de base populacional foi realizado em 2014, com 196 idosos com ≥ 60 anos que vivem em ambiente urbano do município de Passo Fundo, RS. Foram realizadas análises bruta e multivariável mediante regressão de Poisson, estimando-se as razões de prevalência bruta e ajustada, calculando-se os respectivos intervalos de confiança de 95%.

Resultados

A média de idade foi de 71,3 (± 8,4). A prevalência bruta de prática de AF foi de 56,1%. Depois de ajuste da análise, somente a variável independente das atividades da vida diária (AVD) permaneceu significativa (IC de 95% 1,05-4,83) (p = 0,037).

Conclusões

Esta pesquisa mostrou associação entre a prática de AF e independência nas AVD. Nível de Evidência II, Análises econômicas e de decisão – Desenvolvimento de modelo econômico ou de decisão.

Acessar