Fatores Associados Ao Deslocamento Ativo em Escolares
Por Ricardo Rodrigo Rech (Autor), Caroline Origotti da Rosa (Autor), Paulo Roberto Avrela (Autor), Ricardo Halpern (Autor), Cristine Boone Costanzi (Autor), Mauren Lúcia de Araújo Bergmann (Autor), Lidiane Requia Alli (Autor), Josué Luís Pedroni (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 18, n 3, 2013. Da página 332 a 338
Resumo
Resumo Objetivou-se verificar o tipo de deslocamento à escola em estudantes de 7 a 12 anos na cidade de Caxias do Sul. Participaram 1442 escolares que responderam a um questionário sobre o modo de deslocamento adotado para o trajeto casa/escola. As variáveis independentes foram idade, sexo, deslocamento ativo à escola, classificação econômica, escolaridade materna, tipo de escola e quantidade de carros na residência. Os resultados mostraram que 58,1% dos escolares se deslocam ativamente, onde os meninos apresentaram um percentual maior do que as meninas, porém, sem diferença estatística significante. Os estudantes mais velhos apresentaram 63% mais chances de se deslocarem ativamente do que os mais novos. Os escolares com condição socioe- conômica mais favorável apresentaram mais do que o dobro de chances de não se deslocarem ativamente do que seus pares. Estes dados mostram que serão necessárias diversas intervenções para melhorar a promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares.