Resumo

A indisciplina é um dos principais agentes que afeta o desempenho do professor no ambiente de trabalho, resultando também em insatisfação profissional. O objetivo deste estudo foi identificar os principais fatores associados à indisciplina na Região do Recôncavo Baiano sob a perspectiva dos professores de Educação Física do magistério público estadual do quadro efetivo da 32ª Diretoria Regional de Educação (DIREC 32). A Escala de Avaliação da Indisciplina na Educação Física Escolar foi empregada na coleta de dados e a análise estatística foi operacionalizada a partir da planilha do Microsoft Excel. Os resultados evidenciam que os professores atribuem aos Fatores Sociofamiliares como principal razão associada à indisciplina (tanto a família quanto ao meio a qual está inserida) independente do gênero e do ciclo de desenvolvimento profissional. Os dados também revelaram que os professores investigados reconhecem o papel da escola no comportamento do estudante. Além das relações externas e das relações entre pais e filhos, a falta de compromisso dos estudantes com as atividades escolares compreendem importantes indicadores da indisciplina nas aulas. Conclui-se, de forma geral, de que há uma tendência entre os profissionais da educação em eximir os estudantes pelo fracasso escolar e repassando a responsabilidade maior para a família. A busca de resolução dos conflitos caracterizados por indisciplina proveniente de problemas de ordem social, que tanto afligem a escola e os professores, deveria ser debatida com outros órgãos públicos que fazem parte da máquina administrativa do estado como a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Promoção da Igualdade Social, constituindo-se assim, numa tarefa multidisciplinar.

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